COMPREENDENDO O SISTEMA

A metodologia de desenvolvimento deste sistema é baseada em conceitos de manutenção centrada em confiabilidade (MCC), sendo utilizada para analisar as funções, os modos e efeitos de falhas das Unidades Geradoras Hidráulicas de Balbina a partir das grandezas monitoradas pelo sistema de supervisão e controle da usina.

O primeiro princípio a ser compreendido é que quando faltas/defeitos ocorrem, o comportamento da máquina muda. Esta mudança é freqüentemente refletida nos sinais de monitoração medidos. É importante prover os meios de captura do comportamento da máquina durante a sua operação e gerar alertas quando ocorrem desvios com relação ao padrão normal observado. O segundo elemento chave é fornecer suporte adequado para armazenar e manipular a estrutura de informação sobre a possível condição da máquina ou de seus componentes individuais. Por fim o conhecimento estruturado e a informação numérica devem ser conectados através de um sistema de diagnóstico, que tem como objetivo associar as medições coletadas com as condições da máquina.

No menu ao lado encontra-se a arquitetura do sistema. São descritos os seus módulos e a forma como estes módulos se relacionam.