Período : Janeiro - Dezembro /2000
Aluno : Aurélio Izaac de Sousa
Orientador : Prof. Alberto J. Álvares, GRACO, ENM UnB
AutoCut 2.5L:
A máquina de corte AutoCut 2.5L MCS-520 é produzida pela White Martins Soldagem Ltda., a qual garente que sua linha de Máquinas de Corte é produzida na mais avançada técnica e com rigoroso controle de qualidade. Ela dispõe de um painel completo para controle de processos utilizados para o corte, das estações para corte e dos dispositivos de marcação e refrigeração de corte. Nela também está incorporado o COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO (CNC) para aplicação exclusiva de máquinas de corte e de fácil manuseio e operação.
De um modo geral o equipamento consiste em uma máquina de corte de acionamento coordenado (X, Y) controlado por comando numérico. A ela são acrescentados acessórios de corte, que comandados pelo CNC deslocam-se gerando formas pré-programadas.A máquina base é composta pelos seguintes componentes: trilhos, carro guia, carro de apoio, corpo transversal, suporte motorizado e conjunto corte.
O sistema de acionamento é composto por dois conjuntos, montados um no carro giua longitudinal e outro no carro transversal. Cada um deles é composto de um servo-motor, um redutor e um transdutor angular que monitora os deslocamentos da máquina. O redutor, tem fixado ao seu eixo de saída um pinhão dentado que engrena-se a cremalheira de tração pressionado por um sistema de ar comprimido que garante um tracionamento constante e sem folgas, resultando em um movimento preciso e sem vibrações.
O sistema Painel de Comando, localizado no lado direito da máquina, sobre o carro guia, centraliza todos os comandos da máquina. Em sua parte frontal estão localizados o CNC, o Vídeo e todo o conjunto de teclas funcioanis. Todo o grupo é refrigerado por um sistema de ventilação/exaustão.
O CNC utilizado na máquina é o MCS RX-520, que pertence a série 500 de CNC´s desenvolvidos pela MCS Engenharia, culas principais características são:
Características de operação:
Características de Programação: